Partindo da Rede GigaNatal ampliada, foi construída uma rede de acesso óptica, para interligação, inicialmente, das escolas públicas estaduais e municipais localizadas em quatro municípios da região metropolitana de Natal. Esta rede atende, atualmente, aproximadamente 350 escolas públicas com acesso banda larga à Internet, com velocidades variando entre 10 a 50 Mbps.
Desde sua concepção, esta rede de acesso foi construída para também ter capacidade de interligar outras unidades de interesse público, a exemplo de hospitais estaduais, postos de saúde municipais, delegacias e outros. Esta estratégia se mostrou acertada, uma vez que vários órgãos da administração pública estadual e municipal tem aproveitado esta rede para interligar suas unidades de interesse: desde 2019, a SESAP ativou uma rede para interligação de 20 hospitais estaduais na região metropolitana de Natal. Além disso, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde de Natal) também utiliza esta rede para interligar, desde 2020, mais de 80 postos de saúde.
Também a SESED ampliou, desde 2020, sua rede corporativa implantada a partir das Redes GigaNatal e GigaMetrópole, interligando mais de 100 novos pontos da área de Segurança Pública.