A Rede GigaNatal tem como principal objetivo interligar as instituições de pesquisa e ensino superior localizadas na região metropolitana de Natal. Entretanto, outras instituições também podem se candidatar a usar os serviços dessa rede, a exemplo de órgãos governamentais, tribunais, hospitais e outras. Essa interligação pode ser feita por meio de fibras ópticas que se conectam a um dos GigaPoPs da rede ou através de acesso sem fio a um nó de concentração disponibilizado para essa finalidade.
A Rede GigaNatal provê, então, às Organizações Usuárias, conectividade física dentro de sua área de abrangência geográfica. Assim, através dessa rede uma instituição pode estabelecer comunicação ponto-a-ponto com um provedor de serviços, como um provedor de acesso à Internet, por exemplo. Além disso, também é possível a instituição cliente utilizar os recursos da Rede GigaNatal para interligar diferentes setores separados geograficamente, de forma a construir sua própria rede corporativa.
O acesso à Internet, para as Organizações Usuárias atendidas pela Rede GigaNatal, pode ser realizado através de diversos provedores, que também estão conectados a esta rede. As instituições autorizadas pela RNP, e participantes do Sistema RNP, podem acessar a Internet a partir do PoP-RN, que está conectado ao backbone da RNP, a Rede Ipê. Estas instituições também podem ter acesso aos outros serviços avançados de rede oferecidos pela RNP. As demais instituições podem utilizar do serviço de acesso disponibilizado por diversos provedores comerciais de acesso à Internet, através do Ponto de Troca de Tráfego (PTT) implantado na Rede GigaNatal.
A imagem abaixo exibe o backbone inicial de fibra óptica, ativado desde 2008, que abrange uma área significativa da cidade de Natal.
Mais recentemente, este backbone foi bastante ampliado, de forma a estender seu atendimento a outros municípios da região metropolitana de Natal. Atualmente, estão instalados aproximadamente 260km de cabeamento óptico, passando por nove municípios da região metropolitana, conforme mostra imagem a seguir.